8.6.09

Afinal ,o que é sustentabilidade?

Fala -se muito em sustentabilidade,mas afinal o que é sustentabilidade?A sustentabilidade é um conceito que apareceu para nós recentemente,mas existe há mais tempod do que se imagina...
Segundo o Wikipedia,"esse movimento surgiu na década de 1970 e concentra-se na criação de uma harmonia entre a obra final, o seu processo de construção e o meio ambiente. Pretende evitar em cada um dos passos agressões desnecessárias para o ambiente, optimizando processos de construção, reduzindo os resíduos resultantes, e diminuindo os consumos energéticos do edifício. Tem ainda como objectivo que a construção atinja um nível de conforto térmico e de qualidade do ar adequado, reduzindo assim a necessidade de utilização de sistemas de ventilação ou aquecimento".
Mas quais são as formas de colocar esses conceitos em prática?Calma,você não precisa voltar aos primórdios para pôr em prática tais conceitos.É bem simples,no caso da água,pode-se fazer aproveitamento das águas da chuva para lavar calçadas,regar plantas,também é possível colocar dispositivos de economia em chuveiros,torneiras e válvulas de descarga.
Na construção civil,vários produtos podem ser encontrados facilmente á disposição dos consumidores:tijolo de solo cimento(tijolo ecológico),madeira certificada (o selo do FSC,é garantia da certificação),vernizes á base d'água,telhas ecológicas,enfim uma infinidade de produtos.Vidros que podem diminuir o calor,no verão e preservar o calor,no inverno.
Infelizmente falta incentivo do governo para que a população pague menos por estes produtos que ainda tem um custo mais elevado do que os convencionais,porém poluentes.Em alguns países da Europa,o proprietário ganha descontos nos impostos da edificação quando usa produtos ecologicamente corretos.Tal iniciativadeveria ser implantada em nosso país.

Nenhum comentário: