23.11.11

Palestra ADAM KAASA e GASTON FLORES

Extraído de Paranashop
Dois grandes nomes da arquitetura mundial palestram em Curitiba na próxima terça e quarta-feira (29 e 30 de novembro), às 19h, no MON. O canadense Adam Kaasa e o argentino Paulo Gastón Flores discutem o futuro das cidades. Ambos arquitetos e urbanistas, trazem a Curitiba projetos e propostas que abrem discussões sobre o desenvolvimento das grandes metrópoles. O evento é uma realização da Associação de Decoração Ponto de Apoio e conta com produção de Consuelo Cornelsen, da Planeta Brasil, e apoio da Secretaria de Estado da Cultura, da Associação dos Amigos do Museu Oscar Niemeyer, do Instituto de Arquitetos do Brasil e da Students Online.     
O canadense Adam Kaasa é um dos coordenadores do programa “Urban Ages - LSE Cities”, uma pesquisa internacional que investiga as cidades do futuro e é autor participante do livro Living in the Endless City (Vivendo na Cidade sem Fim).  Em sua palestra que será realizada no dia 29 de novembro, Adam Kaasa irá abordar algumas reflexões sobre o livro, obra em que são feitas algumas sondagens sobre as cidades de hoje e as perspectivas para aquelas do amanhã. Para complementar, será aberta uma importante discussão sobre as estatísticas que demonstram o deslocamento da população para os grandes centros urbanos e o futuro desses locais.
O argentino Paulo Gastón Flores se formou pela Universidad de Buenos Aires e, após muitos anos atuando nessa área, adquiriu uma vasta experiência em obras públicas e privadas. É autor do projeto do Centro Metropolitano de Diseño (CMD), em Buenos Aires, sitiado em um antigo mercado de peixes que foi revitalizado por meio de uma concepção inovadora. O CMD é o maior centro de design da América Latina, caracterizando-se como uma entidade pública que impulsiona o design naquela região. Foi por meio desse imponente projeto que Flores recebeu o Prêmio Bienal SCA CPAUDE 2010, reconhecimento máximo da Argentina para obras de arquitetura. Em sua apresentação, no dia 30 de novembro, Flores trará a palestra “Espaços para encontros: entre o público e o privado”. Nela irá apresentar três projetos seus que apostam no espaço coletivo como um estruturador de idéias. O Centro Metropolitano de Diseño, o Campus Universitário Sustentável em Bariloche e as habitações para a comunidade boliviana são projetos que incorporam o espaço interior como lugar de encontro e interação social.

SERVIÇO
Palestra com Adam Kaasa: Quando: Dia 29 de novembro. Horário: 19h
Palestra com Paulo Gastón Flores: Quando: Dia 30 de novembro. Horário: 19h
Onde: Auditório Poty Lazzarotto – Museu Oscar Niemeyer (Rua Mal. Hermes, 999. Centro Cívico. Curitiba – PR)
Informações e inscrições: (41) 3018-9720 ou contato@pontodeapoio.org.br 
Entrada franca.
Realização: Associação de Decoração Ponto de Apoio
Produção: Consuelo Cornelsen (Planeta Brasil)
Apoio: Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Associação dos Amigos do Museu Oscar Niemeyer, Instituto dos Arquitetos do Brasil e Students OnLine.

Nenhum comentário: