7.8.09

Projetos Comerciais

A importância de um bom projeto de arquitetura num projeto comercial é muito grande para o sucesso de uma empresa.Basta vermos alguns exemplos praticados por muitas grandes redes de lojas e lojas menores.A arquitetura é capaz de controlar o tempo que o usuário permanecerá em determinado espaço,prova disso são as cadeiras da rede de alimentação Mc Donalds que foram projetadas de forma á você pegar seu lanche,comer e ir embora rapidinho.Estas cadeiras não são nada confortáveis melhoraram bastante no decorrer dos anos,mas ainda não são confortáveis para você ficar horas e horas sentado no Mc.
O que dizer daqueles produtos perto do caixa,que nos induzem á comprar por impulso?Mais uma vez a arquitetura está lá,toda pensada...para o bem do comerciante!É claro!
Segundo Caio Camargo do blog falando de varejo o layout mais usual para lojas deve considerara seguintes regiões:




Primeira parte:Vitrine e respiros,segundo Caio,é o primeiro contato do cliente com a loja,o "cartão de visitas".Para lojas de rua é legal que seja praticamente a extensão da calçada.

Segunda parte:Produtos de compra por impulso,aqui é muito bom usar produtos em oferta,pois estimulam as vendas por impulso,ou produtos novos.Geralmente colocamos os caixas nessa região,pois a probabilidade de vender uma oferta é grande,principalmente enquanto a pessoa está pegando o cartão ou dinheiro para pagar ou somente aguardando.

Terceira parte:Zona de cognição,o cliente está na loja e aqui é a área onde o cliente deve demorar-se ao ver os produtos,que devem ser os produtos principais da sua loja,também é válido alocar aqui,um café,mesa de atendimento,financeira,etc.

Quarta parte:Caio chama esta área de produtos categoria destino.O que seria isso?São os produtos essenciais da sua loja,de maior saída,assim o cliente tem que ir até o fim da loja para buscar o que deseja,como no caso do supermercado que deixa a padaria no fundo de tudo.Lembre-se aqui são estratégias de arquitetura e venda!
Abaixo alguns exemplos comerciais,projetados por mim,loja de bijuterias,loja de roupas femininas, restaurante e quiosque em shopping(2008).





Nenhum comentário: