21.7.09

Cortinas - Como fazer?Qual tecido usar?

As pessoas sempre me perguntam sobre qual tipo de cortina usar em determinado ambiente,para esclarecer estas dúvidas,resolvi dar uma breve explicação sobre o assunto.
Vamos começar:a cortina pode ser usada em trilho ou varão.O trilho mais prático e utilizado hoje são os suíços,para quem pensa que tirar para lavar vai dar trabalho,tenho uma boa notícia:a praticidade deste varão é ótima!Existe uma trava nesta peça que aciona a última peça e solta toda a cortina do trilho,sem ter que ficar com uma chave de fendas na mão.O trilho pode ser branco e fixado duma forma bem simples no teto,somente encaixado e fixo com buchas.
Os varões são uma boa opção,podem ser cromados,escovados,em madeira ou em ferro e ter algum tipo de detalhe nas ponteiras como círculos,pontas e outros desenhos.
Também tem alguns adereços que podem incrementar as cortinas como os bandôs(um tanto quanto em desuso,ainda em muitos quartos de criança usa-se), os xales,pingentes e braçadeiras.Estes três últimos dão muito charme á uma cortina por mais simples que esta seja.Usar pregas verticais e horizontais dá um certo ar de sofisticação.
Os tecidos mais usados em cortinas são o voil,seda,organza,xantungue ou xantugue de seda.O voil alia qualidade,beleza e custo, já os demais tecidos são mais caros e sofisticados.

Nenhum comentário: