29.11.16

Onze Itens de Decoração


    Esse post será um tanto quanto polêmico mas vamos lá...tem muita coisa na moda e na decoração que vai e volta. A Decoração de casa muda o tempo todo, assim como as tendencias da Moda mudam de um ano para o outro.

Existem algumas coisas que são unanimidade geral de mal gosto porem outras podem ser consideradas brega hoje e amanhã ser o hit do momento. Separei alguns itens que hora, foram hits e hoje estão em desuso e também aqueles itens desmerecidos no passado e hoje são os queridinhos do momento. 
  • Cortina de Bambu ou Miçangas: Esse tipo de cortina servia para dividir os ambientes, é um item extremamente hippie e despojado. Atualmente não se usa mais, isso não quer dizer que num futuro próximo não volte a decoração, mas no momento, não rola mesmo. Se você quiser algo neste sentido e efeito, uma sugestão é usar uma cortina de fio de seda é muito mais cool e atual. 

 
Esta é a cortina de bambu. Foto:Portal Vida e Estilo 

  • Capa de Sofá: A capa de sofá inicialmente foi criada com o intuito de proteger o estofado, também é uma opção quando o sofá não é muito bonito.Nenhum dos motivos acima justifica você cometer esse absurdo... nesse caso, temos algumas soluções: ou você adquire uma capa feita sob medida, de acordo com as medidas do seu sofá ou joga um xale por cima do sofá.
Sofá com capa.Foto: Portal Estilo - Uol
  • Esculturas no Jardim:   Não se tem nenhum registro de como e onde iniciou este costume de decorar o jardim com estas peças como cisnes, anões, sapos, etc. Hoje em dia não se usa este tipo de escultura, existem outros tipos de esculturas que podem ser usados para decorar a área externa.

Anões de Jardim e a Branca de Neve. Foto:Hagah
  •   Textura aplicada na Parede:As texturas começaram a ser usadas com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, na decoração das casas. Vamos deixar claro,podemos aplicar sim texturas próprias para uso interno,existem efeitos decorativos hoje que imitam concreto,camurça,seda,linho e outros materiais.Agora aplicar grafiatto, texturato ou algo similar internamente não combina com nada e fica grosseiro.
Esta foto é de uma cliente antiga que me solicitou a retirada da "textura"
  •  Tijolo de Vidro:O tijolo de vidro foi sensação na década de 30 e 40 sendo aplicado em fachadas, o arquiteto Oscar Niemeyer e muitos outros lançaram mão do tijolo de vidro. Na década de 90 ele retornou a ser usado, pois houve um aprimoramento de seu feitio, sendo utilizado principalmente internamente.De aparência elegante, o tijolo de vidro oferece isolamento térmico e sonoro e permite a passagem de luz e privacidade.No entanto, na minha opinião, existem outros materiais que podem atender a estes mesmos quesitos como vidros com texturas especiais e painéis decorativos. 

 Esta é uma imagem do tijolo de vidro usado numa escada e como revestimento externo.Foto:Seves glass block


 Esta é uma imagem do tijolo de vidro com uso interno.Foto:Seves glass block

  • Canto Alemão: O canto alemão é composto por um sofá de canto encostado na parede com mesa de jantar e cadeiras. A ideia é excelente afinal economiza espaço e ao mesmo tempo, você tem uma forma confortável de acomodar mais pessoas ao redor da mesa.O canto alemão como originalmente conhecemos ganhou uma versão mais atual, e conseguiu permanecer em uso.Seu conceito de economizar espaço como lugar de refeições permanece o mesmo.

Esse é o canto alemão de antigamente. Foto: OLX
 
Nesta imagem temos a "releitura" do Canto alemão. Foto:Casa e Construcao.org

  • Cobogó:O cobogó surgiu na década de 1920, em Recife, e seu nome surgiu da junção da primeira sílaba dos sobrenomes de seus criadores engenheiros: o português Amadeu Oliveira Coimbra, o alemão Ernesto August Boeckmann e o brasileiro Antônio de Góis.Este elemento permite a entrada de luz solar e ventilação natural em aberturas de construções, permitindo fechar parcialmente os ambientes internos.Apesar de ser criado em Recife, o cobogó foi difundido por Lúcio Costa em referências sutis à arquitetura colonial, tornando-se um elemento compositivo presente na estética da arquitetura moderna brasileira. Produzidos em cimento e tijolo inicialmente, passaram a ser produzidos também em cerâmica e outros materiais.
Cobogó aplicado como fechamento entre ambientes e  efeito decorativo. Foto: Solarium

Projeto de Lúcio Costa,Parque Eduardo Guinle,Rio de Janeiro, 1954.
Foto:Anual Design
  •  Móveis com Pé Palito:O pé palito surgiu na década de 50, no período Pós Guerra como uma forma de quebrar as linhas retas do Modernismo através da sinuosidade dos pés. No Brasil foi utilizado principalmente por Joaquim Tenreiro,Sérgio Rodrigues e Zanine Caldas. Hoje estes móveis que utilizam os pés palitos são vistos como Retrô. Na época em que surgiu o pé palito não foi um item muito admirado pelas pessoas, hoje ele volta com força total em mesas altas, laterais ou de centro, buffets, poltronas, sofás, etc.  
 
Cadeira com pé palito. Foto:Lider

  •   Cristais em Bico de Jaca:Original de Portugal, com seu primeiro registro em 1901, as taças bico de jaca, levam este nome pelo um tipo de textura que imita a casca da fruta jaca. Eram consideradas peças requintadas que costumavam passar pela família como herança porem a partir da década de 70 começaram a ser vistas como peças fora de moda. Recentemente voltaram a ser usadas na mesa posta e na decoração como peças requintadas por ser um objeto vintage. As peças atuais são produzidas por prensas, feitas em vidro ou cristal e costuma ser vendida em versões bem coloridas.
 
Bandeja com peças em Bico de Jaca.Foto:Pinterest

  •   Palhinha:O mobiliário brasileiro teve forte influência com a vinda de D. João VI e da missão francesa. A cadeira de palhinha, com os pés torneados é um clássico da decoração brasileira originário da época que a corte se instalou no Brasil. A cadeira de palhinha foi uma adaptação tropical do mobiliário em estilo francês, estilo Luis XV, que a nobreza portuguesa trouxe para o Brasil. 
     
    Cadeira com encosto de palhinha. Foto:Lider
     
    Ambiente com cadeiras de palhinha.Foto:Blog Cecilia Dale
  • Samambaias: Elas invadiram a casa das nossas avós e mães, mas depois de incansavelmente serem usadas, ficaram fora de moda. Atualmente voltaram a ser utilizadas em fachadas verdes, terraços e dentro de casa novamente. O belo verde destas folhagens combina com muita coisa e traz alegria para dentro de casa ter uma planta que por sinal não precisa de muita manutenção, pois crescem na sombra e bastante regas.
Samambaia. Foto:Faz facil

Nenhum comentário: