2.11.16

Série Estilos na Decoração de Interiores - Estilo Contemporâneo

  Dando continuidade à Série Estilos na Decoração de Interiores aqui no blog e também no YouTube,hoje o estilo que vou falar é o Contemporâneo. É comum a confusão entre os conceitos de Moderno e Contemporâneo mas existe uma diferença entre os estilos.Vamos lá,então... 
  O Estilo Moderno está relacionado com o movimento modernista, uma revolução cultural ocorrida no século XX e que influenciou a literatura,escultura,artes, inclusive a Arquitetura. No Brasil,teve como marco a Semana De Arte Moderna de 1922 que envolveu diversos artistas de todas as artes (Literatura,Música,Arte Plástica,etc).
  O Estilo Contemporâneo tem como base o estilo Moderno com a diferença de ser mais acolhedor,atemporal, mais limpo, prático e funcional.O Estilo Contemporâneo data da segunda metade do século XX.É o estilo perfeito para quem não gosta de muitos adornos e enfeites. 
  A base da decoração é feita em cores neutras, como marrom, bege, cinza, preto, branco,off white, o azul acinzentado e os tons pastel. As cores mais vibrantes, quando aparecem, são para detalhes e complementos como  almofadas, vasos, quadros,tapetes e luminárias.
  Texturas diferenciadas podem ser trabalhadas com papéis de parede e tecidos com toque natural, como algodão, couro, sedas, flanela, juta, lã e corda são presença forte.
  O mobiliário em geral é liso,de linhas retas,baixo e espaçoso. Os materiais mais utilizados são o vidro, madeira, aço e pedras como granito e mármore. Os sofás, cadeiras e poltronas são mais espaçosos, com braços, encostos e assentos maiores prezando pelo conforto. Neste estilo é permitido mesclar elementos modernos com antiguidades, móveis de família e peças de design assinado.
   Uma dica para quem quer usar o estilo é fazer uso de cores mais sóbrias nos itens de decoração e cores mais fortes nas paredes. Uma segunda dica é ter a base mais neutra e pontuar com cores mais vibrantes os detalhes de almofadas, xales, quadros, vasos ,tapetes e objetos de decoração.
 
Banheiro com tampo de linhas retas. Imagem de:Como Legusta
 
Estar e Jantar em estilo contemporâneo. Projeto de:Dkor Interiores
 
Quarto de Casal em estilo contemporâneo.Projeto de Marina Linhares
 
Cozinha com toques contemporâneos.Imagem de:Líder Interiores
Sala de Estar com algumas pinceladas de cor. Projeto de Márcio Kogan e Nelson Kohn



 

Nenhum comentário: