6.9.19

Qual a diferença entre Exaustor,Depurador e Coifa?


A coifa é instalada acima do fogão ou do cooktop, tem a função de absorver a fumaça dos alimentos que você está preparando. Uma coifa ajuda na limpeza do ambiente, uma vez que evita que a gordura e o cheiro dos alimentos se espalhem por toda a casa. Isso tudo, claro, sem deixar de lado um visual todo moderno para a sua cozinha. Para quem tem cozinha aberta é imprescindível ter este eletrodoméstico.
Qual a diferença entre exaustor, depurador e coifa¿
O exaustor expulsa o ar quente para fora da cozinha, fica embutido no alto da parede e próximo ao fogão que, com suas hélices, suga a fumaça e o ar quente da cozinha. Para a instalação é preciso fazer uma pequena obra. O exaustor deve ser limpo com frequência, já que acumula gordura facilmente. Outro fator negativo é sua potência inferior, quando comparada a depuradores e coifas.
O depurador capta o ar quente e com gordura, filtra e devolve o ar limpo para o ambiente. Sua potência é menor, quando comparada a coifas e exaustores. Indicado para cozinhas menores e ambientes de pouco uso, pelo seu formato compacto, o depurador é a opção mais em conta do mercado.  
 
Fonte:Zogbilar
 A coifa filtra o ar a partir de dutos instalados no teto, forro, lateral da casa ou parede com saída para a área externa. Sua função é sugar o ar quente, retirar a fumaça, gordura e cheiro do ambiente. Tem dois modelos: parede ou ilha. No modo exaustor, elas funcionam como o mencionado anteriormente, expulsando o ar quente para fora da cozinha por meio de um sistema de tubulação.
A principal diferença entre exaustores e coifa é que o exaustor não possue um sistema capaz de retirar a gordura do ambiente, enquanto as coifas são capazes de realizar esta tarefa com uma eficiência de até 90%. Isso ocorre porque os filtros de alumínio que ficam dentro de seus sistema, condensam a gordura do ar, conservando a gordura condensada em reservas especiais.

Qual a diferença entre coifa de parede e ilha?
A coifa de parede deve ser fixada na parede, a grande vantagem desse modelo é que a maioria das cozinhas já possuem uma configuração apropriada para o eletrodoméstico: com um Fogão, Cooktop ou Forno encostados na parede. A coifa de ilha é indicada para as cozinhas no estilo americano, que geralmente possuem uma ilha com o fogão ou cooktop no meio do ambiente.

Qual a distância ideal entre a coifa e a superfície do fogão ou cooktop?
Para garantir o funcionamento correto, a distância deve ser de 65 cm. Além disso, para que não haja perda de eficiência de sucção, a coifa deve ter a mesma largura que o fogão ou o cooktop. Se a distância indicada nos manuais de instruções dos eletrodomésticos for diferente, respeite a que for maior.

Dicas importantes na Instalação da Coifa:
·         a coifa deve cobrir toda a extensão do fogão, garantindo assim mais eficiência;
·         o duto de ar, quando utilizado, precisa ter no mínimo 15cm de diâmetro;
·         quanto menor o tamanho do duto (quanto mais curto o caminho da coifa até o exterior da cozinha), mais eficiente será a retirada de ar impuro;
·         é preciso ter uma tomada centralizada e a uma distância de 2,20 m do chão.

Nenhum comentário: