23.11.12

Matéria Revista Viver Bem Casa e Decoração- Abra sua casa para o verão

Esta matéria foi veiculada ontem na revista Viver Bem - Casa e Decoração do Jornal Gazeta do Povo.E tem um projeto de sacada desenvolvido pelo escritório Patricia Vertuan Arquitetura.Segue a matéria na íntegra e também algumas imagens que não foram publicadas na revista .  

Abra sua casa para o verão

Projetos inspiradores e dicas de profissionais de decoração para deixar a sua casa bem no clima da próxima estação
Por Daliane Nogueira - extraído da Revista Viver Bem - Casa e Decoração - Jornal Gazeta do Povo
Ver o dia terminar só depois das oito da noite, usar roupas leves, andar descalço pela casa. E para aproveitar as tardes ensolaradas e a brisa fresca do verão, que baterá à sua porta daqui um mês, nada melhor do que abrir as janelas, deixar o verde entrar e preparar alguns cantinhos especiais em sua casa para a estação.
As áreas externas, como varandas amplas ou uma pequena sacada, são os verdadeiros sonhos para as noites e dias da estação mais quente do ano. Quem não tem um espaço como esses também pode aproveitar o período para mudar alguns itens na decoração e deixar os ambientes mais frescos.
Como primeira medida é preciso providenciar mais ventilação e eliminar o que retém calor e promove o aquecimento. Cortinas pesadas, por exemplo, devem dar lugar a modelos esvoaçantes e que permitem maior entrada de luz. Boas opções de tecido são o voile, o linho e a seda rústica. Em alguns casos, apenas tirar o bandô ou o xale deixa o ambiente mais leve.
Um bom exemplo está no projeto de um terraço em uma cobertura no Alto da XV, com decoração assinada pelo arquiteto Ivan Wodzinsky. A integração das áreas interna e externa se dá por amplas portas de vidro, que foram protegidas por cortinas translúcidas coloridas.
Menos é mais
O excesso de objetos torna os espaços mais abafados. Bibelôs, abajures, toalhas decorativas, podem ser guardados por alguns meses. “O calor pede uma decoração animada, mas com peças mais leves. Cores como branco, cru e bege podem ser combinadas com tons fortes e vibrantes tanto nas paredes quanto no mobiliário”, diz a designer de interiores Zirnai Gomes. Se o tempo for escasso para fazer uma pintura, pode-se lançar mão de adesivos ou papéis de parede.
No mobiliário, peças de fibra, bambu e madeira de demolição podem combinar com móveis modernos, de linhas retas, fugindo do visual “casa de praia”. “A madeira de demolição, além de ser um material sustentável, leva charme tanto para áreas internas, quanto para varandas”, afirma a arquiteta Helaine Góes Pinterich que, junto da sócia Estér Kloss, fez um projeto de área externa integrada com spa e sala íntima em uma residência no Ecoville.
Luz natural
A escolha da iluminação é outro fator que influencia a sensação térmica. Lâmpadas que emitem luz amarela ou laranja devem ser substituídas pelas de luz fria, que são mais econômicas e não emitem tanto calor.
O arquiteto Fabrício Fontolan optou por várias luminárias, com luz fria, na decoração de uma varanda integrada com a área externa de uma residência. “Os pendentes ficam praticamente invisíveis na decoração, pois o forro de madeira também é branco”, comenta.
Para o profissional, o importante é tirar partido da luz natural e usar a luz artificial apenas como suporte.
Verde para dentro
Ambientes mais frescos são o desejo de qualquer um no verão. As plantas são aliadas, pois embelezam os espaços, aumentam a umidade relativa do ar e dão uma sensação mais confortável.
Dentro de casa, uma solução interessante são os jardins verticais, adaptáveis até mesmo aos apartamentos pequenos. “Qualquer cantinho pode receber os vasos em uma treliça, ou em uma janela antiga”, indica a designer de interiores Ana Letícia Andrade. Outra opção é usar o parapeito da janela para dispor floreiras com espécies da estação.
Queridinhos da estação
Receber amigos, descansar, contemplar a paisagem, preparar refeições, ser uma extensão da área de lazer. Qualquer que seja a função, uma varanda, sacada ou terraço precisa estar decorado confortavelmente para o verão. Durante os meses mais quentes, esses ambientes passam a ser mais frequentados e um café-da-manhã pode até se tornar um animado momento em família ao ar livre.
Assim como na decoração da área interna, apostar nas cores nos objetos é um meio de deixar o espaço mais alegre. “Em geral, a varanda ou sacada costuma ser a continuação de um cômodo interno, como a sala. Nesse caso, deve haver uma integração visual, de extensão, por exemplo, da mesma cartela de cores”, comenta a arquiteta Patrícia Vertuan.
O que muda é o tipo de móvel, que precisa ser resistente ao sol e à chuva. A fibra sintética é uma excelente opção e há inúmeras espreguiçadeiras, poltronas e mesas feitas nesse material. “Existem também móveis de alumínio, vidro e até porcelana, que são igualmente resistentes”, afirma.
Os assentos devem ser cobertos por tecido impermeável e com proteção aos raios solares, para não desbotarem facilmente. Investir em um ombrelone ou uma pérgola pode ser uma boa solução para criar uma área protegida do sol.
Muitas sacadas de apartamentos são pequenas e, nesse caso, é necessário ter cuidado para não sufocar as dimensões. “O primeiro passo é definir o uso e comprar móveis compactos. Quem quer o local para descansar, pode investir em uma linda poltrona e abrir mão da mesa, por exemplo”, completa Patrícia.
Em áreas amplas, é interessante projetar espaços agradáveis para toda a família. Piscina ou spa, área para as crianças e espaço para refeição – seja uma churrasqueira ou cozinha gourmet – são espaços que, com certeza, garantirão dias e noites agradáveis no verão.
Dicas
Substituição de alguns itens na decoração e mudanças de hábitos deixam os ambientes mais frescos e agradáveis no verão. Veja as sugestões:
• Flores e folhagens têm a cara do verão. Aproveite para renovar os vasos com espécies floridas e perfumadas. Entre as mais coloridas estão as astromé­lias, as orquídeas e o antúrio.
• O aquecimento que aquele tapete espesso e com muitos pelos traz durante o inverno, deve dar lugar ao frescor de uma peça mais clara, de fios curtos e feita de materiais como a fibra sintética e o náilon. Evite o sisal, que é bonito e natural, mas absorve calor.
• Objetos translúcidos ajudam a trazer a sensação de frescor. Invista em vasos, escul­turas e porta-retratos de vidro que pode ser colorido, dando mais graça ao espaço.
• Sofás de tecidos como veludo e camurça não combinam com o verão. Se comprar um novo móvel não está nos planos, pense em cobri-lo com capas de panos mais leves, como algodão e linho. A mesma dica vale para as almofadas muito escuras, que merecem uma nova capa mais alegre. A seda é uma boa pedida.
• Alguns aparelhos eletrônicos ficam ligados quando não estão sendo utilizados e, mesmo usando pequenas quantidades de energia, são fontes de calor, que se dissipa pelos ambientes. Procure tirar da tomada o micro-ondas, a televisão e outros eletrônicos. O resultado será uma casa mais fresca no fim do dia.
• Ambientes perfumados são uma delícia. Aromatizadores e ervas secas, como hortelã e eucalipto, em cantos estratégicos, darão a sensação de limpeza e bem-estar.
• Na hora de receber, prefira os utensílios de materiais inquebráveis. Há opções de plástico, acrílico, bambu, entre outros.
Com 250 m², a área externa da cobertura assinada por Ivan Wodzinsky integra um confortável estar, criado com uma ampliação feita com proteção de vidro, churrasqueira e piscina(Leticia Akemi / Gazeta do Povo)
(Leticia Akemi / Gazeta do Povo)
Na casa da executiva Vanessa (foto) assinada pelas arquitetas Estér Kloss e Helaine Góes Pinterich, os móveis de madeira de demolição têm espaço de destaque, transformando a varanda no local ideal para um saboroso lanche da tarde (Leticia Akemi / Gazeta do Povo)
Rejane Varella/ Divulgação
Para valorizar a piscina, Ana Letícia Andrade e Zirnai Gomes usaram iluminação de leds no deque e painel de pedra São Tomé e granito ao fundo. Acima, a área de convivência, que traz outra boa ideia: painel de madeira com vasos de plantas(Rejane Varella/Divulgação)

Uma pequena sacada bem decorada também é o caminho para trazer o verão para dentro de casa. A arquiteta Patrícia Vertuan apostou em uma decoração que dá continuidade às cores usadas na sala (Letícia Akemi/Gazeta do Povo)

Alguns detalhes deste ambiente:
Vista da sacada com plantas e folhagens

Os gardens seats da Mundo Egípcio Casa dão um toque especial a varanda.
A almofada também da Mundo Egípcio Casa arremata a estampa das cadeiras em fibra. 

Lanternas e,garden seats da Mundo Egípcio Casa juntamente com as folhagens verde trazem colorido a sacada.Note que as plantas pequenas estão dentro de uma caixa de chá








Nenhum comentário: