13.8.10

Efeitos criativos - Matéria Guia Casa - 16/07/2010- Gazeta do Povo

Uma parede diferente na sala, quarto ou hall valoriza a decoração. Uma boa aposta são as texturas, feitas com o auxílio de rolos especiais, que criam os mais diferentes efeitos com o uso de panos, escovas, esponjas e espátulas. Produtos diversos, como a tinta glaze (com secagem lenta, permitindo que se remova parte da tinta logo após a aplicação), massa para textura e gel envelhecedor também estão na lista dos artifícios de textura.
“É um recurso excelente para destacar uma parede, mas é preciso ter cuidado para não carregar o ambiente com mais de uma parede textrurizada”, opina a arquiteta Patrícia Vertuan de Oliveira. 


Fotos: Lukscolors / Divulgação
Fotos: Lukscolors / Divulgação / O rolo para acabamento lenhado faz a parede ficar parecendo madeira  
Ampliar imagem
O rolo para acabamento lenhado faz a parede ficar parecendo madeira
Ela destaca a textura riscada como uma das mais discretas. Para obter o efeito, é preciso preparar a parede (passos 2, 3 e 4 descritos ao lado) e, em seguida, aplicar massa para textura em uma pequena área. Com a desempenadeira, em movimentos verticais de cima para baixo e de baixo para cima, risca-se a superfície.
Após a secagem deve-se pintar a parede com tinta acrílica (passos 5, 6 e 7) e depois da secagem, para ter um efeito diferente, aplicar um gel envelhecedor. O líquido deve ser passado com rolo de espuma e, com a superfície ainda molhada, passa-se um pano, retirando o excesso.
O uso do glaze torna a criação mais simples. É o caso do efeito lenhado que pode ser obtido após a pintura normal da parede. A promotora técnica da marca Lukscolor Fernanda Nogueira explica que depois da tinta acrílica seca, aplica-se o glaze da cor desejada e, com um rolo para textura lenhada, faz-se movimentos verticais de cima para baixo. A cada faixa concluída, limpa-se o rolo em um pano antes de repetir o movimento. Ao final, basta deixar secar conforme a indicação do fabricante do glaze.

Nenhum comentário: