28.1.15

Adega em casa



Apesar de combinar com pratos de inverno, o vinho está em almoços e jantares em todas as estações. A melhor maneira de conservar a bebida é em uma adega, espaço dedicado ao armazenamento de vinhos.

Para se ter uma adega em casa não precisa ter um espaço grande, pode ser um canto da casa que permita comportar uma adega climatizada ou móvel para acomodar as garrafas deitadas. As adegas climatizadas são práticas, e pode-se adequar a quantidade de vinhos que a pessoa deseja guardar, permitindo de 6 até 50 garrafas. O ideal é destinar um espaço onde não haja luz direta e trepidação, longe do calor e da umidade. As garrafas jamais devem ficar perto do fogão ou do  micro-ondas, em cima da geladeira, nem pensar, devido à trepidação do motor. Ambientes úmidos, por sua vez, desenvolvem micro-organismos que podem estragar a rolha. Já os muito secos ressecam a rolha e oxidam o vinho. O recomendável é uma temperatura em média de  14°C.

Mas, se você é um verdadeiro apreciador de vinhos e faz questão de um espaço definido para a adega, pode se utilizar o vão debaixo da escada, ou até mesmo o espaço de um despensa ,incorporar a adega  a sala de estar ou a sala de jantar também é sempre uma boa pedida, pode tirar partido de uma parede  ou mesmo da circulação.
Em geral, a opção é fazer o armário com portas de vidro de abrir,uma vez  que as folhas de correr não oferecem vedação suficiente, de modo que se possa manter a temperatura e ao mesmo tempo incorporar a área aos ambientes de convívio social.
        Se você quer aliar gostos como deixar a adega próxima à churrasqueira ou à lareira, por exemplo, o ideal é afastá-las de 50 centímetros a um metro, para evitar a transmissão de calor.
Alguns exemplos podem ilustrar melhor estas soluções.

Abaixo da estrutura de concreto, que ganhou guarda-corpo de aço inox polido, foi acomodada uma adega com capacidade para 44 garrafas e uma cristaleira com porta de vidro.Imagem retirada de:Revista Pense Imoveis
 Dispensa transformada em adega
Imagem retirada de: Aljos blog
Para quem dispoe de um cantinho 
Imagem retirada de :Imovel Vip
Adega intimista
Imagem retirada de:Anita Bem Criada
  Adega com fechamento em vidro
Imagem retirada de:Anita Bem Criada
 Adega com fechamento em vidro
Imagem retirada de:Construtora Plaenge

 


Nenhum comentário: