27.7.15

Como utilizar obras de arte na decoração

   Se tem algo que faz toda a diferença na decoração são as obras de arte,e quando me refiro a obra de arte valem fotografias,gravuras,adesivos,cartazes,etc.Mas sempre paira aquela dúvida de como colocá-las na parede.Será que posso misturar temas?Fotos preto e branco combinam com uma gravura super colorida?Posso usar paisagem e um tema abstrato juntos?
  Bem vamos lá,podemos sim,lançar mão de diversos estilos na mesma composição.Uma dica básica é sempre buscar cores em comum que se repitam nas obras a serem colocadas na mesma parede.
   Outra dica importante, se tem alguma gravura ou obra que por si só já é bem imponente seja pela personalidade de cores,estilo ou tamanho,é interessante deixar somente esta na parede.
       Em relação aos alinhamentos é sempre importante definir um alinhamento das obras,ou você alinha as obras de diversos tamanhos por baixo ou por cima,nada de fazer "escada" com as obras,isso fica indecente e de mal gosto.Vale usar prateleiras para apoiar os quadros também. 
Algumas maneiras de alinhar os quadros.Foto:muitochique.com 
       
Referencias para alinhamentos.Foto:muitochique.com
      Na dúvida,vale o macete de fazer gabaritos em papel craft do tamanho de cada quadro, e colar as folhas com fita adesiva na parede para simular o arranjo. Assim, é possível ter uma ideia real de como os quadros ficarão organizados. Ou se preferir, também pode se no chão colocar as imagens como imagina - se que devam ficar na parede.
Foto:artmaison

       Outro cuidado é em relação a altura das imagens devem estar pelo menos na altura dos nossos olhos. Um quadro alto demais se desconecta do restante do ambiente.
       Se tiver alguma parede colorida pode criar um fundo bem interessante e destacar as fotos,gravuras,etc.
  Algo importante é certificar - se que a iluminação dará destaque ao que está sendo colocado na parede.Na medida do possível busque direcionar as luminárias próximas ás obras de arte. 
Ambiente projetado por Cilene Monteiro Lupi para Mostra Artefacto B e C 2015.Foto:casavogue
 
Neste exemplo,temos uma tela grande e três quadros menores.As cores tem uma afinidade o que facilita a integração.Foto:Projeto do Escritório Patricia Vertuan para Morar Mais por Menos Curitiba 2009(Mauro Azevedo)     
 
Essa opção é mais ousada,grafite na parede.Foto:Projeto do Escritório Patricia Vertuan para Morar Mais por Menos Curitiba 2010(Marcelo Stammer)
Neste exemplo,diversas cores e tema diferenciados,perceba o alinhamento.Foto:artmaison
Ambiente de Roberta Banqueri para Mostra Artefacto B e C 2015.Foto:casavogue  

Nenhum comentário: