6.3.12

Um passeio pela sede da Diesel,na Itália

UM PASSEIO PELA SEDE DA DIESEL, NA ITÁLIA

Extraído de Casa Vogue-Arquitetura -05/03/12

Smart critiques. Stupid creates. Com sua proverbial ironia, o célebre slogan da
campanha da Diesel de 2010 encorajava os clientes a ousar e realizar suas ideias, 
por mais absurdas que pudessem parecer. O lema resume bem a trajetória de 
Renzo Rosso, o italiano que, ao assumir em 1985 o controle da fábrica de jeans
da qual já era sócio, conseguiu transformá-la, em poucos anos, em um verdadeiro
império. Essa mesma visão inspirou o mais recente empreendimento do empresário, 
a Diesel Village.
Inaugurada em meados de 2011 em Breganze, uma pequena cidade do norte da 
Itália, a nova sede da Diesel está longe de ser um projeto corriqueiro. “O espaço
foi pensado de maneira que interior e exterior se fundissem por meio de grandes 
superfícies de vidro, equipadas com filtros e cortinas, inundando os espaços com 
luz natural”, afirma o arquiteto Paolo Mantero, chefe do escritório homônimo
responsável pelo planejamento dos ambientes internos, juntamente com o time 
criativo da Diesel. 
A arquitetura dos edifícios ficou a cargo do Studio Ricatti.
O projeto buscou o equilíbrio entre a paisagem do entorno, a indústria e a
qualidade de vida de quem ali trabalha. “Os escritórios se organizam em 
volta de um jardim interno, assim como as instalações de serviços: restaurante, 
bar, auditório, academia, quadras de esportes e berçário”, conta Mantero. 
Além disso, como acrescenta a arquiteta Laura Parolin, do mesmo escritório,
“a iluminação cuidadosa, os acabamentos e a decoração são exemplos
de síntese e integração das necessidades para o o bem-estar de quem utiliza 
estes espaços”.
Logo na recepção,uma parede vegetal com 23 m de altura preenche o grande
hall e expressa com energia a ideia geral dos arquitetos. O prédio foi pensado 
para reduzir ao máximo o impacto ambiental e aumentar a economia energética.
“Foram escolhidos apenas materiais que envelhecem naturalmente, como 
madeira, concreto, cobre, aço zincado e ferro natural”, diz Mantero. Nos interiores, 
os pisos de madeira provêm rigorosamente de plantações certificadas e não utilizam 
colas prejudiciais à saúde.Outro desafio arquitetônico foi representado pelas dimensões
do empreendimento, enorme se comparado com o padrão das empresas italianas:
são 60 mil m² de área construída. “Apesar disso, a sensação de quem visita a nova
sede da Diesel é a de estar em um espaço com proporções humanas, sugestivo, 
quente e acolhedor, cheio de cantos íntimos para se refugiar”, afirma o arquiteto.
O décor contribui para a sensação de aconchego, porque exibe uma mescla de 
objetos de design contemporâneo – de marcas consagradas, como Artemide, 
Moroso, Targetti e Vitra, entre outras – com peças vintage adquiridas por Rosso 
o longo dos anos, como o antigo balcão norte-americano dos anos 1950, 
inteiramente restaurado e colocado na área do bar. (SILVIA ALBERTINI)
* Matéria publicada em Casa Vogue # 319














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